quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A CAMPANHA NA ESTRADA (4)

 
A campanha pelo interior teve continuidade nesta 4ª feira, dia 30/11, com visita aos colegas do Norte de Minas. Fomos recebidos pelo candidato a Representante da Amatra na Região, o colega Júlio César Cangussu Souto. Visitamos o terreno onde se inicia a construção da nova sede do Foro Trabalhista de Montes Claros. Estudamos o projeto com os colegas, já com o propósito de dar efetividade à nova previsão estatutária de estruturação de sala de convívio para os magistrados em cada sub-sede da Associação. A conversa com os colegas teve pauta variada, perpassando pelas ações de preservação de prerrogativas, atuação associativa em relação à questão remuneratória e racionalização na distribuição dos serviços (seja pela conveniência de compartilhamento do auxílio-fixo, seja pelo remanejamento das jurisdições). Acerca deste último tema, e a exemplo do que se verificou em outras regiões, debateu-se a conveniência de uma atuação política em prol da criação de novas Varas do Trabalho na região, para atender a cidades com grande demanda processual, como Janaúba e Salinas. Também estivemos com o colega Gastão Fabiano Piazza Júnior, na 2ª Vara do Trabalho de Montes Claros, e almoçamos com os colegas Cristina Adelaide Custódio, João Lúcio da Silva, Neurisvan Alves Lacerda, além do nosso anfitrião, Júlio César Cangussu Souto.
 
Saudações associativas.
 
Bruno

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A CAMPANHA NA ESTRADA (3)


A campanha pelo interior teve sequência nesta terça feira, dia 29, com visita às colegas Clarice Santos Castro e Luciana Nascimento dos Santos, bem como ao colega André Barbieri Aidar, no foro de Divinópolis. Seguimos em direção a Itaúna, onde fomos recebidos pelo integrante da chapa Amatra pra Frente, candidato a Diretor de Comunicação Social, Renato de Paula Amado. Terminamos o dia em Pará de Minas, onde o candidato à Representação Regional do Centro Oeste, Weber Leite de Magalhães Pinto Filho, nos recebeu, com propositiva conversa acerca das demandas locais do Centro Oeste, como a instalação de uma sala de convívio para os magistrados no novo foro de Divinópolis, foro este que será inaugurado no próximo dia 13/11. Também conversamos sobre a pertinência de uma atuação política para proposição de criação de Vara em Nova Serrana, de forma a desafogar as jurisdições de Bom Despacho, Pará de Minas e Divinópolis, cidades que contam com distribuição processual superior a 2.000 novos processos anuais, por Vara. Recebemos, ainda, sugestões de colegas da Região, como: a) fomentar debate com a Corregedoria eleita para a nova administração do TRT, na busca de alinhamento de expectativas em relação ao exercício da jurisdição no primeiro grau; b) debater conveniência de vinculação do ED ao órgão julgador.

Saudações associativas.

Bruno

AMATRA PRA FRENTE MUDA SUA COMPOSIÇÃO

Em virtude de questões pessoais da colega Renata Lopes Vale, que não teria disponibilidade de tempo para exercer a Diretoria Social e Esportiva, caso eleita, a chapa "AMATRA PRA FRENTE" passa a ter a seguinte composição: 

I - Presidente - Bruno Alves Rodrigues
II - Vice-Presidente - Jésser Gonçalves Pacheco
III - Diretor Administrativo e Financeiro – Felipe Clímaco Heineck
IV - Diretor Cultural - Vicente de Paula Maciel Júnior
V - Diretora Social e Esportiva - Anna Carolina Marques Gontijo
VI - Diretor de Comunicação Social - Renato de Paulo Amado
VII - Diretor de Assuntos Jurídicos e Legislativos - Flânio Antônio Campos Vieira
VIII - Diretor de Magistrados Aposentados e Pensionistas - Rinaldo Costa Lima
IX - Diretor de Magistrados Substitutos - Glauco Rodrigues Becho

Conselho de Disciplina, Ética e Prerrogativas
1) Jacqueline Prado Casagrande
2) Cléber José de Freitas
3) Márcio Toledo Gonçalves

Conselho Fiscal
1) Alexandre Wagner de Morais
2) Marco Aurélio Treviso
3) Renata Lopes Vale 


terça-feira, 29 de outubro de 2013

A CAMPANHA NA ESTRADA (2)


A campanha teve início na cidade de Varginha-MG, com visita aos colegas Leonardo Toledo de Resende e Henoc Piva, este último Titular de São Sebastião do Paraíso. Seguimos em direção a Três Corações, onde formos recebidos pelo colega Walder de Brito Barbosa. Terminamos o dia em Pouso Alegre, onde o candidato à Representação Regional do Sul de Minas, Edmar Souza Salgado, foi nosso anfitrião em jantar que contou com a presença das colegas Camilla Guimarães Pereira Zeidler, Cláudia Rocha Welterlin e Érica Martins Judice. A agradável conversa com os colegas terminou com o registro de demandas locais, como a instalação de uma sala de convívio para os magistrados de Sul de Minas, principalmente no que tange à previsão do espaço no novo foro que será inaugurado na cidade em 2014. Também conversamos sobre atuação política para proposição de criação de Varas em cidades responsáveis por grande volume de demanda, como é o caso de Extrema-MG. Na conversa, tratamos, ainda, de pontos já constantes da Carta Programa, como a importância da busca de maior transparência e objetividade na designação do quadro móvel de juízes substitutos, bem como na melhoria da relação pessoal e institucional entre os colegas, através da consolidação de novos canais de interação, como é o caso da Representação Regional.

Saudações associativas.

Bruno

sábado, 26 de outubro de 2013

CHAPA "AMATRA PRA FRENTE" OFICIALMENTE INSCRITA

Em requerimento dirigido à comissão eleitoral, mas recebido pela presidente Jacqueline Casagrande, a chapa Amatra pra Frente se coloca formalmente na disputa para as eleições do dia 13 de dezembro próximo. O requerimento foi apresentado pelo colega Bruno Rodrigues, que encabeça a chapa.


terça-feira, 15 de outubro de 2013

PUBLICADO O EDITAL QUE ABRE O PROCESSO ELEITORAL NA AMATRA3

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AGO PARA ELEIÇÕES/2013: A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 3ª Região – AMATRA3, convoca seus associados para a Assembleia Geral Ordinária a realizar-se no dia 13 de dezembro de 2013, na sede da Entidade, à Rua Aimorés, 462, 7º andar, Bairro Funcionários, Belo horizonte, MG, para proceder à eleição da Diretoria Executiva, dos Representantes Regionais, do Conselho Fiscal e do Conselho de Disciplina, Ética e Prerrogativas, nos termos do artigo 19, inciso I, alínea b, 23 e 52 a 65 do Estatuto em vigor. A votação será realizada de 08 às 17 horas, seguindo-se a apuração dos votos, a proclamação do resultado e, ao final, a imediata posse dos eleitos, nos termos do artigo 65 do Estatuto da Entidade. Comunica, outrossim, que as candidaturas para a eleição, da(s) chapa(s) e dos representantes regionais, serão recebidas, mediante simples protocolo, pela Secretaria da Associação, até às 18 horas do dia 30 de outubro de 2013, consoante o artigo 56 do Estatuto. Belo Horizonte, 10 de outubro de 2013. Jacqueline Prado Casagrande – Presidente da AMATRA3.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A CHAPA "AMATRA PRA FRENTE"

I - Presidente - Bruno Alves Rodrigues
II - Vice-Presidente - Jésser Gonçalves Pacheco
III - Diretor Administrativo e Financeiro – Felipe Clímaco Heineck
IV - Diretor Cultural - Vicente de Paula Maciel Júnior
V - Diretor Social e Esportivo - Renata Lopes Vale
VI - Diretor de Comunicação Social - Anna Carolina Marques Gontijo
VII - Diretor de Assuntos Jurídicos e Legislativos - Flânio Antônio Campos Vieira
VIII - Diretor de Magistrados Aposentados e Pensionistas - Rinaldo Costa Lima
IX - Diretor de Magistrados Substitutos - Glauco Rodrigues Becho

Conselho de Disciplina, Ética e Prerrogativas
1) Jacqueline Prado Casagrande
2) Cléber José de Freitas
3) Márcio Toledo Gonçalves

Conselho Fiscal
1) Alexandre Wagner de Morais
2) Marco Aurélio Treviso
3) Renato de Paula Amado
 
REPRESENTANTES REGIONAIS
 
Ao ensejo de buscar maior integração dos associados, a chapa Amatra para Frente abriu interlocução com candidatos à representação regional, órgão diretivo da entidade, nos termos do art. 16, do novo Estatuto, a serem eleitos pelos pares das correlatas sub-regiões, e que atuarão como elementos de coordenação e dinamização da atividade associativa. A atividade dos representantes viabilizará melhor diagnóstico do custo e das dificuldades para comparecimento aos eventos associativos, auxiliando na participação não presencial em assembleias eletrônicas, além de fomentar debate para dotação de infra-estrutura institucional e associativa para magistrados lotados no interior.
 
CANDIDATOS ÀS REPRESENTAÇÕES REGIONAIS
 
I - Sub-região Belo Horizonte - Cléber Lúcio de Almeida
II - Sub-região Metropolitana - Manoel Barbosa da Silva
III - Sub-região Triângulo Mineiro - Marcel Lopes Machado
IV - Sub-região Norte - Júlio César Cangussu Souto
V - Sub-região Sul - Edmar Souza Salgado
VI - Sub-região Nordeste - Adriano Antônio Borges
VII - Sub-região Zona da Mata - Ana Luíza Fischer Teixeira de Souza
VIII - Sub-região Centro-Oeste - Weber Leite de Magalhães Pinto Filho

MENSAGEM DO BRUNO


Caros colegas,
 
Eis o projeto “Amatra pra Frente”, construído sobre os mesmos alicerces que esteiam a atual gestão da Amatra 3, com norte permanente na valorização do magistrado; na defesa permanente de suas prerrogativas, em âmbito individual e coletivo; na instigação da solidariedade entre os colegas; na busca permanente de melhor qualidade de vida para os associados.
A Carta Programática apresenta-se como uma Carta Aberta, a ser reescrita pelas mãos de todos os associados, a partir da apresentação de seus anseios, que serão considerados na construção de uma agenda de trabalho associativa.
Este é o nosso convite!
Forte abraço,
Bruno Alves Rodrigues

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A CAMPANHA NA ESTRADA

Divinópolis/Formiga/Varginha/Pouso Alegre: Dias 28 e 29/10/2013
Montes Claros: Dia 30/10/2013
Juiz de Fora: Dia 04/11/2013
Uberlândia e Uberaba: Dias 05 e 06/11/2013
Governador Valadares: Dia 07/11/2013
Belo Horizonte e Região metropolitana, a partir de 11/11/2013


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

CARTA PROGRAMÁTICA
CHAPA AMATRA PRA FRENTE 

O biênio 2012/2013 foi marcado pela consolidação da AMATRA3 como espaço assemblear, fórum aberto e permanente de debate, consolidação e execução de projetos. Todos os assuntos tormentosos foram submetidos a assembleias e acompanhados por comissões. Assim se verificou em relação ao projeto de remoção global, à paralisação de advertência dos dias 8 e 9 de novembro de 2012, à reforma estatutária e, mais recentemente, para tratar de assuntos diversos de interesse dos juízes substitutos, como regionalização e renúncia de diárias. A opção pela democracia participativa é a que melhor se alinha ao perfil da associação e dos seus associados, mantendo a consciência de que a consolidação da entidade como instrumento de força e transformação nunca decorrerá da mera agremiação quantitativa, mas da condição distintiva de agente político nato, que marca cada um dos magistrados associados.  
Fica evidente, assim, que em um ambiente tão rico e diferenciado, a melhor habilidade daquele que se propõe à gestão da vida associativa não deve estar nas mãos, mas sim nos ouvidos. Na medida do possível, as decisões estratégicas devem ser sempre construídas em rede, e para ampliar os canais de interlocução, a AMATRA 3 passará a contar com representações regionais, além de mecanismos de participação em assembleias descentralizadas e virtuais.
A experiência demonstra a eficácia deste modelo de gestão, tornando inquestionáveis a legitimidade e a densidade das decisões, levadas a efeito com maior eficácia. Ou seja, o perfil assemblear não resvala para o assembleísmo, mas ao contrário, aumenta o poder executivo, a reafirmar uma atuação forte e independente. Não por outro motivo, a defesa de prerrogativas de magistrados passou a ser mais enfática, com diversos Pedidos de Providência em âmbito regional, perante o CNJ ou a Justiça Federal.
Aliás, a radicalização democrática começa a transpor as fronteiras associativas para influenciar uma reestruturação institucional do Judiciário. A eleição direta para os cargos administrativos dos Tribunais passa a se transformar em realidade, pelo que urge uma maior mobilização associativa em torno desta bandeira. Os Tribunais e os Conselhos passam a perceber a ineficácia de uma atuação administrativa impositiva, com a fixação de metas sem a participação da base, o que se mostrou notório com a adoção da pauta humanizada e com o baixo nível de adesão a campanhas de interesse midiático desvinculado da valorização da magistratura.

É neste propósito que a Chapa AMATRA PRA FRENTE se apresenta no processo sucessório da Amatra 3 para pedir a participação dos associados no debate, na construção e na consolidação desta Carta Programática. As propostas poderão ser enviadas através do site www.amatraprafrente.blogspot.com.br